segunda-feira, 30 de maio de 2011

Amarradinho com fio de malha

Enfim, terminado o tão aguardado tapete de amarradinho.
Depois de meses pesquisando como era feito e onde encontrar o fio para que o efeito fosse parecido com o tal tapete espagueti, eis que terminei e amei o resultado.
Ele dá um efeito incrível na decoração, gostoso de pisar, e ao contrário do que pode parecer, não junta pó, fora que é uma delícia ficar mexendo nas minhoquinhas com os pés.
Chama o maridão, dá uma bacia, uma tesoura e um cone de fio pra ele, vai ser divertido fazer esse pedacinho do seu lar doce lar juntinhos.
Comprei o fio de malha em cones de 1 k, pela net mesmo porque é muito difícil de achar, basta entrar no mercado livre, procurar por fios de malha para artesanato e encontrará o produto, comprei com a Patricia de Tatuí, fui muito bem atendida e chegou tudo direitinho. Se quiser é só clicar neste link  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-435146320-fios-de-malha-para-artesanato-_JM 

Agradeço aqui os comentários e elogios que continuo recebendo pelo post, uma leitora do Blog a Lais me enviou este endereço onde ela conseguiu comprar o fio de malha A loja é a "Malhafio" , email malhafio@terra.com.br e o nome do contato é Ademar, fone 019 34154077.
Algumas pessoas me preguntam mas não consigo responder pois esquecem de colocar o email para resposta.

 
Não tá torto não, é que na pressa de tirar a foto, puxei e nem arrumei. Clique nas fotos para ampliá-las.
A primeira grande dificuldade é que queria tapetes peludos, brancos e laváveis na máquina, ou seja, branco já é uma raridade de achar, e a parte do peludo é uma fortuna rsrsr.
Mas não desanimei, comecei a procurar na net como se faz o tal tapete espaguete, vendido a preços que vão de R$ 90,00 a R$ 290,00 o m², nos mais variados formatos e cores.
Foi então que me lembrei de um jogo de tapetes que tenho na cozinha a anos e o danado não desbota, não deforma, e é só colocá-los na máquina com sabão em pó comum e eles saem limpinhos e quase secos.
São feitos com fios de malha, e resolvi procurar alguém que vendesse esse material, achei depois de meses de procura, um anúncio no mercado livre. Entrei em contato, tirei minhas dúvidas, fiz meu pedido e no dia seguinte os fios estavam em casa.
Comprei o fio de malha em cones de 1 k, pela net mesmo porque é muito difícil de achar, basta entrar no mercado livre, procurar por fios de malha para artesanato e encontrará o produto, comprei com a Patricia de Tatuí, fui muito bem atendida e chegou tudo direitinho por sedex. Se quiser é só clicar neste link  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-435146320-fios-de-malha-para-artesanato-_JM 
Aliás a Patrícia é sempre muito simpática e profissional.
O amarradinho pode ser feito em talagarça (que existem em vários tamanhos de trama), ela pode ser comprada em lojas de armarinhos, lojas de tecido, artesanato, ou em juta e pode-se usar tiras de tecidos como lycra, helanca, tecidos que não desfiem, mas já achei feitos com malha de camiseta, toalhas de banho velhas, enfim, a técnica serve para reaproveitar sobras de tecidos.

Usei uma talagarça de 1,50 cm x 0,59 cm e pedi pra mami costurar um viés em toda a volta para dar acabamento.
Cortei, ops,  oi?? Meu maridão cortou os fios em tiras de 18 cm (mais ou menos rsrsr), o fio estica, portanto fica difícil conseguir uma medida exata. Mas nada que altere o resultado.


Com uma agulha grossa de crochê, puxei os fios e dei uma laçada como na foto.



Puxe um pouco do fio até obter uma laçada, passe as duas pontas por dentro e desça a laçada até a talagarça.


 Deixe a laçada bem firme junto a talagarça, mas sem deformar, ele não vai se soltar.
 Este fio é do meu segundo tapete, ele é mais fino do que o tapete pronto da foto, então estou pulando apenas um espaço entre os fios e uma carreira entre eles.


 Aqui o rolo de fios já usado, ele é maior do que isso, tem 1 Kg, sugiro que comprem o material para um tapete todo de uma vez, pois a meu exemplo, que não tinha noção do quanto ia usar, faltou para terminar e a segunda remessa de fios veio bem mais fino. Daíííí´, tive de fazer uma plástica no bichinho, porque ainda faltava um pedaço para tecer, e o fio mais fino ia dar muita diferença. Fui retirando proporcionalmente os fios do tapete até preencher o espaço que faltava e não se nota nenhuma diferença.


 Este é o primeiro tapete, com os fios mais grossos, que pulei 3 espaços entre os nós e uma carreira entre eles.



Olha só que bonitinhos, abrindo a trama você vai vê-los assim.


 Olha o detalhe das minhoquinhas, que é como eu chamo aqui em casa, meu tapete de minhoquinhas.

Assim que terminei de tecer, fui direto para máquina de lavar para fazer o teste de sobrevivência do bichinho e tharammmm, saiu de lá perfeitinho e eu sem nenhum trabalhinho pra lavar.
Depois disto, eu aparei as laterais para que todas as minhoquinhas ficassem do mesmo tamanho, e também aparei um ou outro no meio da trama que ficou comprido demais.

Algumas dicas que aprendi na prática:
A talagarça existe com vários tamanhos de trama, acho que para o fio mais grosso eu deveria ter usado uma mais larga, pois ele franziu um pouco ao dar os nós, o que não aparece no resultado final. ( mas onde moro já foi um custo achar essa, então tá ótimo rsrsr).
Cortei nas medidas 1,50 cm x 059 cm, depois de pronto ele "encolheu"  um pouco, ficando com 1,40 cm x 0,54 cm, mas isto aconteceu por a talagarça ter uma trama muito pequena para a largura do fio, o que estou fazendo agora com o fio mais fino está perfeito. 
Usei viés comum de algodão previamente deixado de molho para encolher, seco e passado.
Cortei um fio com 18 cm e fui usando como medida para cortar os outros, mas é bom sempre conferir com uma régua, pois como ele estica, vai variando um pouco a medida.
Quando ele começar a ficar pesado e grande, use as costas de uma cadeira para apoia-lo, vai ficar mais fácil de tecer.
Após terminar de tecer os nós, verifique se um lugar não ficou mais cheio do que o outro, é só retirar e colocar em outro lugar.
Apare as laterais com uma tesoura grande e bem afiada, vai por mim, me empolguei e esfolei os dedos nesta parte do procedimento kkkkkk.
Você também pode colocar um forro de tecido de malha para o acabamento ficar perfeito, e se quiser fazer um grandão, use velcro ou ziper para unir vários, isto vai facilitar na hora de lavar, pois isso só é possível na máquina.
O meu usou 5 cones de 1 K cada, na máquina foi na boa, mas imagina o peso dele molhado no seu tanque rsrsrsr.
Demora mas compensa casa nózinho, além de prazeroso ter seus tapetes exclusivos feitos por você, é muito mais econômico.
No próximo post, vou mostrar outros modelos de amarradinho que achei na net, imaginem, minha mente já faz planos kkkkkk.
Mil beijos, lindas artes, e doces sorrisos pra todos.



64 comentários:

  1. Achei o máximo vou te copiar e fazer um igual para mim.
    um abraço
    http://nancibordadeira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, oh adorei suas dicas eu ja estava desesperada para encontrar o modo de fazer esse modelo de tapete, adorei suas dicas e seu bom humor. muito bom mesmo estou ate empolgada, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, aliás tive vontade de fazer o blog por causa do dito tapete, fiquei tiririca da vida com tanta postagem dele sem a menor explicação de como fazer, pena eu estar tão sem tempo para mais um, está começado tadinho, mas tem umas coisinhas mais rápidas na frente, me mande a foto do seu qdo pronto que já estou curiosa. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Qual é o tipo de fio que vc uso e qual a marca. Estou louca para fazer um tapete para a minha filha.É de cone e tem número ou espessura.Por favor me passe por e-mail.Ficaria muito grata. Obrigada ROSANA
    E-MAIL - rosana.pierrini@terra.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ficou lindo o tapete amiga!
    Estou louca pra fazer um tbm..parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  6. EU QUERO FEZER EM FORMATO DE FLOR, MAS VOU PEGAR UMAS DICAS SUAS. AMEI, SEU TRABALHO, PARABENS, FOI DE OTIMA SERVENTIA. BJSSS

    ResponderExcluir
  7. ADOREI... MUITO LINDO...
    MINHA MÃE QUER FAZER BIJU COM MALHA... MORAMOS EM SP E AINDA NÃO ACHEI UM LOCAL QUE VENDA VC CONHECE PODE INDICAR?
    ivone_bartie@yahoo.com.br

    Muito obrugada!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, seu trabaljo é lindo!
    estou querendo fazer um amarradinho desse, sendo redondo pra colocar no quarto do meu bebê.
    Já procurei ver no mercado livre o fio de malha, e quanto à talagarça, qual a medida da trama (entre um buraquinho e outro)???? Por favor, me responda com urgência.
    Meu e-mail é rmelo_@hotmail.com
    Aguardo um retorno, muito grata! Renata Melo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Não tenho a medida do buraquinho, mas na loja tinham 2 tamanhos, este é o menor, melhor comprar o fio primeiro, já que existem fios de diferentes diâmetros,leve com você um pedaço quando for comprar a talagarça, se conseguir passar pelo buraco e depois do nó ele ficar firme, é o tamanho ideal.
      Bom trabalho, o quarto do seu bebê vai ficar lindo com certeza!

      Excluir
  9. Olá! Adorei seu trabalho gostaria de saber onde comprar a malha, agradeço desde já.
    Email; naiderr@hotmail.com ou lo.ira.nan@gmail.com.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Ficou lindo demais! E suas dicas são maravilhosas também. Estou louca pra fazer, já comprei a talagarça, mas não encontrei o fio de malha, você poderia me informar onde encontro? Beijos e obrigada! Meu e-mail é: niani_10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Faz tempo que queria fazer um tapete desses,mas não sabia onde encontrar essa malha.Pelo seu blog descobri e melhor ainda, achei numa loja de armarinhos de minha cidade. Comecei a fazer e achei difícil puxar com a agulha de crochê.Minha mão chegava a doer.Voltei na loja de armarinhos e perguntei se tinha talagarça com furo maior, mas não.Foi aí que a balconista me disse que tem uma agulha especifica para esse trabalho.Comprei e tá muito fácil fazer.Seu trabalho ficou maravilhoso e obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  12. Terminei meu primeiro tapete amarradinho. Ficou lindo. Com a agulha própria ficou muito fácil de puxar os fios. Alguém sabe onde encontrar a malha para fazer o tapete tipo "espaguete", pois é bem fininha e o trabalho é lindo.

    ResponderExcluir
  13. eu ñao sei onde achar a talagarça, vc pode me indicar em que tipo de loja se pode comprar? Ou onde vc comprou e o telefone, assim, eu ligo e vejo se eles entregam. Obrigadao.

    ResponderExcluir
  14. meu email é novotempoazul@hotmail.com, por favor me envie o endereço de onde comprar a talagarça. Estou doente e ñao posso trabalhar e penso que isso vai preencher meu tempo porque gosto muito de trabalhos manuais. Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. NOSSA!! Amei seu blog! Amei seu trabalho! vc é do litoral de SP?? eu tbm!!! de Santos!!!! Eu estava louca tbm por esses tapetes, mas são caríssimos!!! Parabens!!!

    ResponderExcluir
  16. oi meu nome é priscila adorei o seu tapete e seu modo de explicar. quero fazer um mais estou com algumas duvidas pode me ajudar por favor.meu email é priscila.alicia@bOL.COM.BR

    ResponderExcluir
  17. Oi, sera que vc podia me dizer quanto tempo demorou para fazer o tapete? quero fazer dois para o quarto do meu nenem que nasce daqui a duas semanas... sera que consigo??? hehehe... Estava querendo fazer um tapete na medida de 0,70 larg. X 1,00 mt. comp. vc saberia me dizer quanto eu vou gastar de fio???

    Obrigada. Segue meu e-mail: sunassib@ig.com.br

    ResponderExcluir
  18. Adorei tanto a idéia,que já comprei a talagarça,mas falta ainda a malha para eu poder começar a minha obra prima....kkkkkmas você me deu aquela luz.Vlw

    ResponderExcluir
  19. Olá vc conseguiu encontrar o fio pronto e apenas cortar o comprimento ? onde ue consigo ?

    joyapicolo@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, amei o seu trabalho e o seu blog. Estou ansiosa para fazer um tapete desses pra minha sala, mas não estou conseguindo achar a malha, você pode me indicar onde comprar?
    Meu e-mail é tsimone2007@terra.com.br
    Bjs e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  21. Amei a forma como você explicou, descontraída, para iniciante, isso e ótimo, ficou lindo, você pode mostrar as fotos como você usou a junção dos dois,para facilitar na hora da lavagem?
    vsangela2010@hotmail.com vou te imitar, nada se perde tudo se copia. Parabéns pelo o belíssimo trabalho.
    atenciosamente
    Angela

    ResponderExcluir
  22. Adorei o tapete, e as dicas. vou fazer agora mesmo, sera que posso usas camisetas velhas de malha?

    ResponderExcluir
  23. A M E I!!!! Eu já andava a pesquisar tb, tanto que ontem comprei 4 mt da talagarça com 1,5 mt de largura. Quero um "tapetão" de 2x3. Mas não sei quanto de fio de malha comprar. Vc saberia me dar uma dica, pela sua experiência?
    Ah, outra dúvida: Será que daria certo fazer uma espécie de ponto cruz, ou meio ponto, que seja, com fio de malha na talagarça? Pensei na possibilidade do tapete não ficar tão pesado...Aguardo ansiosa sua resposta. Seu tapete ficou um luxo, parabéns! Ana. ( anamariachicon@yahoo.com.br )

    ResponderExcluir
  24. Olá, estou louca pra fazer um vermelho deste para o quarto da minha filha, mas na minha cidade eu não encontrei a base do tapete e achei que ficava mt caro pra comprar o tecido pra fazer as tiras... Nau tinha visto esse rolo que vc usa... Onde vc compra o rolo de fios? Vc sabe me dizer quanto eu gastaria deste rolo em um tapete de 1,50 por 2? Obrigada Priscila (seu tapete ficou lindooo)

    ResponderExcluir
  25. Olá, sou mais uma a dizer que seu blog com tutorial está ótimo! Estou começando um trabalho com amarradinho e estou com a idéia de forrar uma poltrona, vamos ver se consigo chegar ao final para poder compartilhar com vc minha experiência. Já estou com todo o material em casa e agora é só começar. Fiquei curiosa para saber se tens algum lugar onde comprar o fio "espaguete" que me parece é de lycra. Aguado, Lais - manamimos@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Gi, tb. estou com dificuldades de encontrar a Lycra em rolo! Moro em SP /ABC e não acho em lugar nenhum e só falta o tecido pra começar a fazer. Vou tentar no link q. vc. passou ok, espero q. de certo e obrigado pelas dicas! bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu achei essas tiras em guarulhos...são tiras de rama e são vendidas por kg. tem cores lindas e rendem muito!o kg é um real mas não sei se entregam em outro município...o site é dofucartesanato.com... entre lá e vejam as cores....espero ter ajudado...

      Excluir
  27. Muito legal. Se possível, poderia informar o tamanho da trama da talagarça (medida do quadradinho) que vc usou? Pergunto isso, porque, com essa medida e levando em conta a medida do seu tapete e a quantidade de cones utilizados por vc eu posso ter idéia da quantidade de cones que preciso adquirir, qualquer que seja a medida do tapete que eu decida fazer, ou melhor, tentar fazer.
    Há tempo que penso em fazer esse tipo de tapete, mas não sabia onde encontrar o material.
    Grata pelas informações; um grande abraço

    ResponderExcluir
  28. Gi, vc conseguiu incentivar várias pessoas com seu trabalho, estou com dificuldade de encontrar o fio de lycra em rolo, moro no interior de goiás . Vc pode me ajudar me informando onde encontra? obrigada! e-mail geaneribeiro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  29. moro em guarulhos e achei essas tiras a 1 real o kg....rende muito e acho que é mais barato que esse que vem em carretel....o site é dofucartesanato.com...espero ter ajudado...tchau

    ResponderExcluir
  30. ficou muito lindo, to adorando ver estas novidades de tapetes de fios de malhas, ta show!!!! Venha conhecer meu cantinho!!!!

    ResponderExcluir
  31. oi ! acabei de comprar o material pra fazer um pro quarto dos meus filhos e acho que vou fazer um pro meu tb ! pesquisei bastante e cada dia acho mais lindo esse tapete !
    comprei o material onde vc indicou e ela é realmente bem atenciosa ! assim q chegarem os cones começo!bjs adorei seu blog e suas dicas são mesmo preciosas!

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Amei o seu post, foi o melhor q ja encontrei por aqui, achava umas meras explicações, o seu sanou todas as minhas duvidas, principalmente no tamanho, quero fazer um grande aqui pra minha sala, a familia inteira vai entrar nessa...hehehe.
    Muito obrigada ficou maravilhoso o seu...
    Bjus e fia com Deus...Marcia

    ResponderExcluir
  34. obgd gi..amei a ideia.vou tentar e dps se conseguir t falo...bjnhos bjoes e bjks

    ResponderExcluir
  35. Gi, estou com material para começar meu tapete no meio da sala...e entrei aqui para procurar mais dicas de como executá-lo. E que grata surpresa! Você me deu dicas preciosas! Muito obrigada. Ah! Também sou do litoral...São Vicente.
    bjos

    ResponderExcluir
  36. Gi, vc é super legal. Adorei suas dicas. Estou comecando meu primeiro amarradinho e espero que de certo.

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde,

    Meu nome é Elisangela, e gostaria de informar que eu tenho uma grande quantidade de material de tecido ja cortado e de todo o tamanho especifico e de todas as cores para fazer o amarradinho, e gostar de vende-los.

    Segue meu contato:
    (21) 2714-9869
    (21) 8643-2798
    E-mail: taifoliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisangela, meu nome é suzi...vc tem fios de lycra preto?
      Qual o valor?

      Excluir
  38. Quantos rolos vc gastou para fazer este tapete ai?
    Grata!
    deborahsilvarodrigues@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Nossa, vc é nota 10, explicou tudo direitinho, compartilhando seu conhecimento, tá de parabéns, irei tentar fazer. Um abraço.

    ResponderExcluir
  40. Adorei o seu tapete e as explicações. Sempre achei que o nozinho machucaria os pés, então a sua forma de prender o fio é bem bacana. Vou aventurar em fazer um na cor rosa queimado. Tomara que fique bom.

    ResponderExcluir
  41. vc disse que usou 5 rolos de 1kg para fazer um tapete de 1,50 por 59 cm ?

    ResponderExcluir
  42. axei legal a ideia com a agulha de croche,,,eu tentei e naum sabia como Deus abençoe

    ResponderExcluir
  43. Adorei suas dicas, seu tapete ficou muito lindo.

    ResponderExcluir
  44. Explicações muito didáticas, amei, vou fazer...inclusive a dia da quantidade é muito importante, senão....só que eu quero fazer um maior e depois não sei como fazer para lavar, pq teria o dobro da largura...

    De toda forma, muito obrigada e um abraço!

    ResponderExcluir
  45. Ola... lindo seu trabalho. Você sabe onde encontrar esse fio de malha aqui em São Paulo?
    ines.b.teixeira@uol.com.br

    ResponderExcluir
  46. Quantos cones vc gastou pra fazer o tapete de 1,50 por 0,59 cm
    obrigada
    suelyssilva65@gmail.com

    ResponderExcluir
  47. Oi Gi, lindooo seu blog, meu nome é Suzi
    Vamos ver se vc pode me ajudar....vc sabe onde consigo comprar fio de lycra preto? prefiro lygra ao invés de malha!
    ;)

    ResponderExcluir
  48. gi, adorei seu trabalho, quanto tempo levo para fazer um tapete medio.e qual material preciso de inicio...

    ResponderExcluir
  49. Muito lindooo,eu quero saber ond compra aqueles fios que fazem o tapete medusa? vc sabe?...

    ResponderExcluir
  50. Como faço para emendar as tela para fazer um tapete maior?

    ResponderExcluir
  51. Adorei seu blog...obrigada pelas dicas...vou me aventurar e fazer o meu primeiro tapete.Bjssss
    marcinhacasa@gmail.com

    ResponderExcluir
  52. ola bom dia, adorei sua explicação, pois foi através dela que estou conseguindo fazer finalmente meu tapete. obrigada um abraço

    ResponderExcluir
  53. ficou lindo, mais não precisa desse trabalho todo para achar esse fio de malha. em qualquer fabrica de roupa para academia ou de biquines, vendem restos de viés, ou as vezes até dão. esse cone de fio de malha é simplismente viés.

    ResponderExcluir
  54. Parabéns lindo trabalho, estava procurando quero fazer um de sala, que possa lavar na maquina pq tenho um cachorrinho e lá vez ou outra ele faz xixi....aff preciso de praticidade....amei

    ResponderExcluir
  55. Estou encantada com seu trabalho e suia simpatia...beijos

    ResponderExcluir
  56. Gi. Adorei sua postagem. To querendo começar a confeccionar esses tapetes, acabei de comprar a malha e a tela antiderrapante da Brastex Artesanato e estou louca pra eles entregarem para eu poder começar. MAs lá eu achei o kg do fio caro e poucas opcoes de cores. Vc poderia me passar o contato da Patricia q vc fala no blog. Meu email é janeykarencortes@hotmail.com. Grata.

    ResponderExcluir

Você pode comentar, elogiar, dar sugestões, obrigada!