domingo, 24 de abril de 2011

Abajur em pátina e cúpula com miçangas

E neste final de feriadão, com uma baita chuva lá fora, eu faço minha primeira postagem.
Espero que saia tudo direitinho.
Eis que não posso ver algo velhinho, sem vida que logo minha cabeça começa a se encher de idéias, e não sosseguei enquanto não dei vida ao meu abajur "velhinho", que ficou assim...


Primeiro lavei bem o bichinho para tirar qualquer sujeirinha e grudar bem a tinta.


A tinta, minha amada metalatex eco esmalte branca que uso pra tudo, não tem cheiro forte, seca muito rápido, não amarela e o melhor... é solúvel em água.
Passei 4 demãos de branco, deixando secar bem, a peça tem de ficar bem branquinha e sem escorridos de tinta, depois o azul ultramar da acrilex, nem precisa pintar tudo, o importante é cobrir os entalhes.
Tem gente que usa palha de aço para remover o excesso de tinta, mas descobri na prática que deixa a peça amarelada e dá uma baita dor nos braços, então... meu maridão (a quem eu já tinha passado a missão de destruir os dedos) descobriu que molhando o abajur aos poucos a tinta azul ficava mais fácil de ser removida, assim ele retirou o excesso sobre os entalhes com água e bucha. É super rápido e não amarela, mas cuidado pra não amolecer demais a tinta, pois ela se solta toda.
Arte feita, esperamos secar bem e aplicamos a goma laca incolor, que a vendedora disse ser fosca mas deixou o abajur brilhante.

Daiiii, foi só colocar o rabicho, soquete branco e partir para parte mais difícil, encontrar uma cúpula branca já forrada (pois se tivesse que procurar o tecido também, ainda estava procurando kkkkk) e o material para o barrado, pois onde moro
  não tem nenhum dos dois.
Garimpagem feita nas cidades vizinhas, consegui tudo o que precisava.
Fiz o barrado em uma faixa de passamanaria deixando uma sobra de cada lado para dobrar e fazer o acabamento.
O gráfico que usei é este, mas fiz só a carreira de borda e acrescentei gotas em todos os bicos.


Usei linha de costura corrente branca para a confecção e colei com cola quente na cúpula, com o cuidado de virar as bordinhas para dar acabamento.
Gente, não sei vocês, mas eu amei! Ficou chique e delicado, já estou garimpando duas cúpulas pirâmide para o meu quarto, mas tá difícil achar rsrsrsrs.
Beijos e um ótimo final de feriadão pra todos.