segunda-feira, 30 de maio de 2011

Amarradinho com fio de malha

Enfim, terminado o tão aguardado tapete de amarradinho.
Depois de meses pesquisando como era feito e onde encontrar o fio para que o efeito fosse parecido com o tal tapete espagueti, eis que terminei e amei o resultado.
Ele dá um efeito incrível na decoração, gostoso de pisar, e ao contrário do que pode parecer, não junta pó, fora que é uma delícia ficar mexendo nas minhoquinhas com os pés.
Chama o maridão, dá uma bacia, uma tesoura e um cone de fio pra ele, vai ser divertido fazer esse pedacinho do seu lar doce lar juntinhos.
Comprei o fio de malha em cones de 1 k, pela net mesmo porque é muito difícil de achar, basta entrar no mercado livre, procurar por fios de malha para artesanato e encontrará o produto, comprei com a Patricia de Tatuí, fui muito bem atendida e chegou tudo direitinho. Se quiser é só clicar neste link  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-435146320-fios-de-malha-para-artesanato-_JM 

Agradeço aqui os comentários e elogios que continuo recebendo pelo post, uma leitora do Blog a Lais me enviou este endereço onde ela conseguiu comprar o fio de malha A loja é a "Malhafio" , email malhafio@terra.com.br e o nome do contato é Ademar, fone 019 34154077.
Algumas pessoas me preguntam mas não consigo responder pois esquecem de colocar o email para resposta.

 
Não tá torto não, é que na pressa de tirar a foto, puxei e nem arrumei. Clique nas fotos para ampliá-las.
A primeira grande dificuldade é que queria tapetes peludos, brancos e laváveis na máquina, ou seja, branco já é uma raridade de achar, e a parte do peludo é uma fortuna rsrsr.
Mas não desanimei, comecei a procurar na net como se faz o tal tapete espaguete, vendido a preços que vão de R$ 90,00 a R$ 290,00 o m², nos mais variados formatos e cores.
Foi então que me lembrei de um jogo de tapetes que tenho na cozinha a anos e o danado não desbota, não deforma, e é só colocá-los na máquina com sabão em pó comum e eles saem limpinhos e quase secos.
São feitos com fios de malha, e resolvi procurar alguém que vendesse esse material, achei depois de meses de procura, um anúncio no mercado livre. Entrei em contato, tirei minhas dúvidas, fiz meu pedido e no dia seguinte os fios estavam em casa.
Comprei o fio de malha em cones de 1 k, pela net mesmo porque é muito difícil de achar, basta entrar no mercado livre, procurar por fios de malha para artesanato e encontrará o produto, comprei com a Patricia de Tatuí, fui muito bem atendida e chegou tudo direitinho por sedex. Se quiser é só clicar neste link  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-435146320-fios-de-malha-para-artesanato-_JM 
Aliás a Patrícia é sempre muito simpática e profissional.
O amarradinho pode ser feito em talagarça (que existem em vários tamanhos de trama), ela pode ser comprada em lojas de armarinhos, lojas de tecido, artesanato, ou em juta e pode-se usar tiras de tecidos como lycra, helanca, tecidos que não desfiem, mas já achei feitos com malha de camiseta, toalhas de banho velhas, enfim, a técnica serve para reaproveitar sobras de tecidos.

Usei uma talagarça de 1,50 cm x 0,59 cm e pedi pra mami costurar um viés em toda a volta para dar acabamento.
Cortei, ops,  oi?? Meu maridão cortou os fios em tiras de 18 cm (mais ou menos rsrsr), o fio estica, portanto fica difícil conseguir uma medida exata. Mas nada que altere o resultado.


Com uma agulha grossa de crochê, puxei os fios e dei uma laçada como na foto.



Puxe um pouco do fio até obter uma laçada, passe as duas pontas por dentro e desça a laçada até a talagarça.


 Deixe a laçada bem firme junto a talagarça, mas sem deformar, ele não vai se soltar.
 Este fio é do meu segundo tapete, ele é mais fino do que o tapete pronto da foto, então estou pulando apenas um espaço entre os fios e uma carreira entre eles.


 Aqui o rolo de fios já usado, ele é maior do que isso, tem 1 Kg, sugiro que comprem o material para um tapete todo de uma vez, pois a meu exemplo, que não tinha noção do quanto ia usar, faltou para terminar e a segunda remessa de fios veio bem mais fino. Daíííí´, tive de fazer uma plástica no bichinho, porque ainda faltava um pedaço para tecer, e o fio mais fino ia dar muita diferença. Fui retirando proporcionalmente os fios do tapete até preencher o espaço que faltava e não se nota nenhuma diferença.


 Este é o primeiro tapete, com os fios mais grossos, que pulei 3 espaços entre os nós e uma carreira entre eles.



Olha só que bonitinhos, abrindo a trama você vai vê-los assim.


 Olha o detalhe das minhoquinhas, que é como eu chamo aqui em casa, meu tapete de minhoquinhas.

Assim que terminei de tecer, fui direto para máquina de lavar para fazer o teste de sobrevivência do bichinho e tharammmm, saiu de lá perfeitinho e eu sem nenhum trabalhinho pra lavar.
Depois disto, eu aparei as laterais para que todas as minhoquinhas ficassem do mesmo tamanho, e também aparei um ou outro no meio da trama que ficou comprido demais.

Algumas dicas que aprendi na prática:
A talagarça existe com vários tamanhos de trama, acho que para o fio mais grosso eu deveria ter usado uma mais larga, pois ele franziu um pouco ao dar os nós, o que não aparece no resultado final. ( mas onde moro já foi um custo achar essa, então tá ótimo rsrsr).
Cortei nas medidas 1,50 cm x 059 cm, depois de pronto ele "encolheu"  um pouco, ficando com 1,40 cm x 0,54 cm, mas isto aconteceu por a talagarça ter uma trama muito pequena para a largura do fio, o que estou fazendo agora com o fio mais fino está perfeito. 
Usei viés comum de algodão previamente deixado de molho para encolher, seco e passado.
Cortei um fio com 18 cm e fui usando como medida para cortar os outros, mas é bom sempre conferir com uma régua, pois como ele estica, vai variando um pouco a medida.
Quando ele começar a ficar pesado e grande, use as costas de uma cadeira para apoia-lo, vai ficar mais fácil de tecer.
Após terminar de tecer os nós, verifique se um lugar não ficou mais cheio do que o outro, é só retirar e colocar em outro lugar.
Apare as laterais com uma tesoura grande e bem afiada, vai por mim, me empolguei e esfolei os dedos nesta parte do procedimento kkkkkk.
Você também pode colocar um forro de tecido de malha para o acabamento ficar perfeito, e se quiser fazer um grandão, use velcro ou ziper para unir vários, isto vai facilitar na hora de lavar, pois isso só é possível na máquina.
O meu usou 5 cones de 1 K cada, na máquina foi na boa, mas imagina o peso dele molhado no seu tanque rsrsrsr.
Demora mas compensa casa nózinho, além de prazeroso ter seus tapetes exclusivos feitos por você, é muito mais econômico.
No próximo post, vou mostrar outros modelos de amarradinho que achei na net, imaginem, minha mente já faz planos kkkkkk.
Mil beijos, lindas artes, e doces sorrisos pra todos.